1. Dicas de economia

Dicas de economia

Você sabia que pequenas atitudes no dia-a-dia fazem uma diferença enorme na conta de luz no fim do mês?

Separamos algumas dicas para você reduzir o seu consumo de energia e economizar.

1 – Desligue os aparelhos eletrônicos ao invés de deixá-los em stand by.

Desligando totalmente os aparelhos a economia pode chegar à 12% na conta de luz.

2 – Atenção ao uso do chuveiro elétrico.
Cuidado com chuveiro elétrico

Sabe aquele banho que todo mundo precisa depois de um dia cansativo de trabalho? Pois é exatamente neste horário que você precisa ter atenção. E o ideal é evitar colocar o chuveiro na potência máxima – com a temperatura regulada no modo inverno aumenta o gasto em 30%. Além disso, quando for lavar o cabelo, por exemplo, desligue o chuveiro enquanto passa shampoo ou condicionador. Dessa forma, você economiza energia e evita o desperdício de água.

Tome banhos de no máximo cinco minutos! Pasme: o  banho de 15 minutos por dia para uma família de 4 pessoas equivale ao consumo de energia de 40 lâmpadas de 100W! Deixar o aquecimento no mínimo ajuda a dispersar melhor o calor na água e com isso, consome muito menos energia. Portanto, nos dias menos frios, você pode colocar a água numa temperatura agradável, mas não muito quente. Faz bem para a pele e para o seu bolso.

Por fim, você sabia que, fechando a janela do seu banheiro, é possível manter o ambiente aquecido e, com isso, reduzir a temperatura da água? Mas lembre-se de abri-la novamente após o banho tomado para que o cômodo receba ventilação e não tenha mofo no teto e paredes.

3 – Posicione a geladeira em um local ventilado e sempre que possível mantenha-a limpa.
A geladeira deve estar posicionada longe de fogões e fornos.

Também evite deixá-la em um local perto do fogão, por exemplo. Quando estão muito próximos, fogão e geladeira podem interferir um no consumo de energia do outro por causa da diferença de temperaturas.

E, caso você tenha duas geladeiras em casa, está na hora de pensar em desligar uma delas. Ah, e espere os alimentos quentes esfriarem antes de colocá-los na geladeira. E nada de ficar abrindo toda hora. A gente primeiro pensa no que quer e depois abre… o mínimo possível de vezes por dia.

4 – Invista nos espelhos assim como cores claras nas paredes.

Cores claras nas paredes ajudam a refletir a luz natural que entra pelas janelas e os espelhos são formas econômicas de ajudar a ampliar os ambientes pequenos e a refletir a luz natural que entra por portas e janelas.

5 – Mantenha os filtros dos aparelhos de ar-condicionado bem higienizados.

O filtro sujo também faz com que o temporizador seja acionado mais vezes para manter a temperatura. Filtros bem higienizados e limpos também significam economia de energia em casa. E que tal, num dia de calor extremo,  juntar os filhos e todos dormirem no mesmo quarto? Este aparelho consome bastante energia e isso já vai representar uma baita economia.

6 – Controle ou evite o uso do ferro elétrico.

Junte o máximo de roupas para passar de uma só vez e nada de passar lençol ou toalhas. Sempre estique as roupas antes de pendurá-las. Quanto menos amassada estiver a roupa no varal, menos trabalho ela dará depois.

Pendure grande parte de suas roupas ao invés de dobrá-las em gavetas. Quando a roupa estiver seca no varal e for trazida para o cabideiro, durante o período que está no armário pode reduzir as rugas e, por isso, você terá uma quantidade menor de peças para passar.

7 – Dê atenção aos fios de casa, ou melhor, à rede elétrica da sua residência.
Cuidado e manutenção de fios elétricos

Fios desencapados ou expostos podem gerar acidentes e contribuem para perda de energia. O recomendado é trocá-los com urgência.

8 – Jamais deixe os celulares carregando durante a noite e quando o aparelho atingir o carregamento total, retire-o da tomada.

Usar o celular enquanto ele carrega fará com que o processo de recarga da bateria seja mais demorado, ou seja, o consumo será muito maior. Portanto, sempre que o aparelho estiver carregando, evite a sua utilização ao máximo.

9 – Os cooktops elétricos e por indução utilizam energia elétrica para preparar os alimentos.

Por isso esses equipamentos acabam impactando também na conta de luz. Esses fogões de mesa podem gastar até 7 kWh por boca durante uma hora de uso. Se você cozinhar pelo menos uma hora por dia, o consumo mensal será próximo de 210 kWh/mês.

10 – Dê sempre preferência às lâmpadas LED.

Elas consomem até 80% menos que as lâmpadas convencionais.

11 – Invista em plantas na sua casa.

Você já deve ter ouvido falar que a Amazônia é o pulmão do mundo, não é mesmo? Mas isso não é muito exato, pois, na verdade, ela funciona mais como o ar-condicionado do mundo. Os processos fisiológicos das plantas têm a capacidade de reduzir a temperatura ambiente, deixando mais amena. Você pode trazer esse efeito para dentro da sua casa e, com isso, reduzir bastante o aquecimento das paredes, que são responsáveis por cerca de 40% da superfície das casas.

12 – Por fim, mas não menos importante…

Chame todos da sua família para economizar com você. Não se esqueça de que o trabalho para poupar eletricidade em casa deve ser feito em equipe, envolvendo todo mundo que mora com você. Portanto, engaje o restante da família nessa causa. O bolso e o planeta agradecem.