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Perguntas frequentes: Pix Automático

Ativação e Cancelamento 

Quais são as vantagens de usar o Pix Automático para pagar minha conta de luz? 
O Pix Automático oferece mais praticidade, controle e segurança para o pagamento da sua conta de energia. O valor é debitado automaticamente na data de vencimento, evitando atrasos. Confira os principais benefícios: 

Comodidade: suas contas são pagas no vencimento, sem que você precise lembrar ou fazer o pagamento manual.  
Segurança: transações com o padrão Pix, direto pelo seu banco. 
Autonomia: você acompanha, ajusta o limite e cancela quando quiser. 
– Agilidade: o pagamento é reconhecido no mesmo dia 
– Evita multas e juros: sem risco de esquecer, você garante o pagamento sempre no prazo. 
Como faço para autorizar minha conta de energia no Pix Automático? 
Em nosso aplicativo ou site:  
1. Acesse sua conta com CPF ou CNPJ; 
2. Entre no menu Pix Automático; 
3. Leia o QR Code ou copie o código gerado; 
4. Abra o aplicativo do seu banco, acesse Pix Automático e faça a leitura do QR Code ou cole o código; 
5. Defina o limite máximo de cobrança e confirme. 

Depois disso, o banco ativará o Pix Automático e você receberá a confirmação em nossos canais digitais.   
O Pix Automático me dá mais controle que o Débito Automático? 
Sim. No Pix Automático você define o limite máximo que pode ser debitado. Se a fatura passar desse valor, você recebe uma notificação do seu banco ou instituição de pagamento, informando que a cobrança excedeu o valor autorizado. 
Posso cancelar o Pix Automático a qualquer momento? 
Sim. Basta acessar o aplicativo do seu banco e desativar o Pix Automático na área de autorizações. Após o cancelamento, a próxima fatura volta a ser paga pela forma tradicional. 
Depois de cancelar o Pix Automático, quando minha fatura volta a ter código de barras? 
A próxima fatura já será emitida com código de barras. Se quiser pagar a fatura atual (que não foi debitada) com código de barras, é só solicitar a segunda via em nossos canais digitais. 
Posso cadastrar o Pix Automático em qualquer banco? 
Sim. O Pix Automático está disponível em qualquer banco. 
Posso cadastrar o Pix Automático em uma conta bancária diferente da do titular da fatura? 
Sim. Qualquer pessoa pode pagar, basta cadastrar a fatura no app do banco de sua conta bancária. 
Posso pagar a fatura antes do vencimento usando o Pix comum? 
Não. Para pagar antes do vencimento, você precisa solicitar a retirada do Pix Automático na fatura em específico. Dessa forma, um código de barras será gerado para pagamento único.  
Tenho mais de uma Unidade Consumidora. Posso ativar o Pix Automático em todas? 
Sim. Basta fazer o cadastro em cada unidade consumidora separadamente. 
Se eu cancelar o Pix Automático, posso ativar de novo depois? 
Sim. Sempre que quiser, basta fazer um novo cadastro. 
Como sei que o cadastro do Pix Automático deu certo? 
Depois de concluir o cadastro e o banco confirmar a ativação, você receberá uma mensagem de confirmação em nosso site ou aplicativo. 
 

Débito, Saldo e Inadimplência 

O que acontece se eu não tiver saldo no banco no dia do débito? 
O pagamento não será concluído. O banco pode tentar novamente em 3, 5 e 7 dias após o vencimento. 
Quanto tempo após a data de vencimento, será disponibilizada a fatura pendente com código de barras? 
Um dia útil após a última tentativa de débito. A segunda via pode ser emitida em nossos canais digitais. 
O Pix Automático tem algum custo ou tarifa para o cliente? 
Não. O Pix Automático é gratuito para o cliente. 
Além do Pix Automático, posso ter outra opção de pagamento ativa? 
Não. Para evitar pagamentos duplicados, é preciso cancelar qualquer outra forma de pagamento recorrente, como o Débito Automático por exemplo. 
Posso pagar só uma fatura específica com outra forma de pagamento e continuar no Pix Automático? 
Sim. Você pode solicitar a retirada de uma fatura específica do PIX Automático e pagar com código de barras. O Pix Automático continua ativo para as demais faturas.  
Última atualização 01/12/2025

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