Existem alguns tipos de Ligação Nova, elas variam de acordo com seu cadastro, carga necessária e atividade realizada.
Ligação Nova Convencional
Baixa Tensão
O fornecimento de energia elétrica em baixa tensão na área de concessão da Energisa é efetivado em corrente alternada, nas seguintes tensões nominais:
- 220/127 V ou 380/220 V – Redes trifásicas a 4 fios – Urbanas (aérea ou subterrânea).
- 440/220 V – 254/127 V – 240/120 V – 230/115 V – Redes monofásicas a 3 fios – Rurais.
- 230 V – Redes monofásicas a 2 fios – Rurais
Quais são os critérios para solicitar uma Ligação Nova? – Central de Ajuda Energisa
Para efetuar a ligação de energia elétrica em sua Unidade consumidora é necessário determinar a carga instalada desta unidade. Isso envolve somar as potências nominais dos equipamentos elétricos instalados e prontos para utilização na unidade, expressas em quilowatt (kW), conforme os critérios definidos pela Energisa em normas técnicas.
- Tensão secundária (baixa tensão) em rede aérea: quando a carga instalada na unidade consumidora for igual ou inferior a 75 kW.
- Tensão secundária (baixa tensão) em sistema subterrâneo: até o limite de carga conforme padrão de atendimento da distribuidora.
- Tensão primária de distribuição inferior a 69 kV: quando a carga instalada na unidade consumidora for superior a 75 kW e a demanda a ser contratada pelo interessado, para fornecimento, for igual ou inferior a 2.500 kW.
- Tensão primária de distribuição igual ou superior a 69 kV: quando a demanda a ser contratada pelo interessado, para fornecimento, for superior a 2.500 kW.
Média Tensão
Aplica-se às instalações residenciais, comerciais e industriais, na área urbana ou rural, com carga instalada acima de 75 kVA, a serem conectadas no sistema de distribuição primário aéreo acima de 2,3 kV ou subterrâneo radial.
Alta Tensão
- É a tensão entre fases cujo valor eficaz é igual ou superior a 69 kV e inferior a 230 kV, ou instalações em tensão igual ou superior a 230 kV quando especificamente definidas pela ANEEL.
- A Energisa disponibiliza o nível de tensão 138 kV para conexão ao sistema elétrico de novos clientes do subgrupo A2 com demanda a ser contratada maior que 2.500 kW. Para central geradora, esse nível de tensão é definido para unidades com potência instalada maior que 30.000 kW.
- O consumidor e demais usuários podem solicitar conexão ao sistema da Energisa no nível de tensão 138 kV mesmo em condição diferente da definição mencionada acima. Essa solicitação será objeto de estudo de viabilidade e de custos pela distribuidora, cabendo à Energisa avaliar as características técnicas da rede e a disponibilidade necessária.
- Destaca-se que, conforme o § 1º do artigo 23 da REN 1000/2021, a unidade consumidora com carga e/ou geração maior que 50 kW e menor ou igual a 75 kW pode ser enquadrada no Grupo A, desde que tenha potencial de prejudicar a prestação do serviço a outros consumidores e demais usuários, e seja justificado no estudo da distribuidora.